manual da arquitetura kamayurá
Publicação
data. 2019
localização. aldeia Ypavu | T.I. Xingu | Mato Grosso | Cerrado | Brasil
ficha técnica
Em 2019 a Plataforma Cidade Floresta, em parceria com a Escola da Cidade, foi convidada pelo Povo Kamayurá para colaborar na produção do Manual da Arquitetura Kamayurá, na Aldeia de Ypavu, no Alto Xingu (MT), Território Indígena do Xingu(T.I.X.). Imbuídos no esforço de um grande resgate cultural e a re-apropriação do discurso sobre sua própria história, Marcello e Maiaru Kamayurá estavam então realizando viagens pelo Brasil para a montagem do “Arquivo Kamayurá”, com a coleta de gravações, filmagens, estudos e artefatos produzidos e/ou levados por estudiosos brancos.
Condizente com essa iniciativa, queriam também registrar as práticas construtivas da 'Ok-Até, a “Oca-Verdadeira”, que, como outras práticas tradicionais, vêm aos poucos se perdendo com as transformações culturais advindas do contato com o “mundo envolvente”, e com, principalmente, o papel da tecnologia no mundo dos grupos mais jovens.
No decorrer de nossa estadia em Ypavu e nos processo de construção e desenho de uma 'ok, aos poucos nos aprofundamos no entendimento do que fazíamos: além de registrar e trocar com os Kamayurá as diferente técnicas e ferramentas desse registro, estávamos também discutindo e adentrando o conhecimento de uma “cultura circular”, onde “a casa”, assim como quase tudo que circunda seu mundo, se relaciona simultaneamente a um modelo ideal, ligado ao mundo espiritual das ideias e sentidos, assim como ao terreno totalmente humano da rotina diária.
A 'Ok, a casa, é ao mesmo tempo um ideal, um modelo a ser respeitado e seguido, assim como a representação física, concreta, daquele que as habitam. Sua importância para diferentes povos indígenas no Brasil se fez clara com a adesão imediata de outras etnias que passaram a nos procurar para também construírem suas casas tradicionais e, ao fazê-lo, registrar e resgatar saberes perdidos, e/ou enfraquecidos. Assim, trabalhamos também com os Guarani-Mbya, na Zona Sul de São Paulo, e com os Yudjá, no Médio Xingu, para a produção de seus manuais da arquitetura.

manual da arquitetura | vol. 1
manual da arquitetura | vol. 2

curso preparatório








